Mania de Citação clube de leitura

Clube de Leitura

Clubes de Leitura são, segundo Michèle Petit, um “fenômeno antigo, muito presente no mundo anglo-saxônico no século XIX”, que acabaram por se multiplicar a partir dos anos 1990 em países como Inglaterra e Estados Unidos. Hoje, as leituras coletivas têm encontrado espaço em outras realidades, inclusive no âmbito da internet. No Brasil, proliferam esses espaços comunitários em que, a partir de uma leitura solitária, realiza-se uma tertúlia com os leitores de uma mesma obra.

Criado em março de 2020, o Clube de Leitura Mania de Citação é uma modalidade presencial de encontro, no qual se debate a cada mês um novo livro. As obras são escolhidas pelos próprios participantes num sistema de enquete a partir da indicação de três títulos pelo curador da vez, ou seja, há um rodízio entre os participantes para que cada membro do clube possa desempenhar o papel de ‘curador literário’ e contemplar, dessa forma, as preferências individuais num ambiente democrático. Atualmente, o clube conta com 18 participantes ativos e tem realizado os encontros de forma on-line em virtude da pandemia.

Mania de Citação clube do conto

Clube do Conto

Criado a partir do desejo de proporcionar encontros literários a pessoas de diferentes localidades, o Clube do Conto Mania de Citação teve início em outubro de 2020 e é um projeto limitado a dez encontros, realizados na última terça-feira do mês, via Google Meet, às 14h. Nesta modalidade, os contos são previamente selecionados pela mediadora do clube e disponibilizados aos participantes por e-mail. A primeira edição contou com dez participantes.

Em julho de 2021, teve início a segunda edição deste clube.

Mania de Citação atvidades literárias

Atividades Literárias

Dentre as atividades literárias promovidas, destaca-se o projeto de Rodas de Literapia, cuja proposta consiste em levar às empresas e seus colaboradores um programa semanal de leitura de crônicas. Semelhante à metodologia utilizada nos clubes de leitura, as Rodas de Literapia são espaços de convívio orientados pela leitura de textos literários e promovem a melhoria das relações interpessoais, pois possibilitam aos participantes o exercício da escuta atenta e da expressão oral. Implantado inicialmente na rede de Supermercados Economia, em Carazinho/RS, o projeto está suspenso por tempo indeterminado devido à pandemia do Coronavírus.