Citação · Palavras ao vento · Sem categoria

A primavera olímpica

20160822_124952
Poema “Saudade”, de Arnaldo Antunes, apresentado na cerimônia de encerramento das Olímpiadas 2016, no Rio de Janeiro

Política e políticas (assim mesmo, no plural) à parte, os jogos olímpicos no Rio causaram comoção. A gente quase tinha esquecido desse sentimento tão bonito que é ser brasileiro, que é ter uma alma aguerrida, que é arrepiar-se ao som do hino nacional.

A gente quase não acreditava que esse país de tantas mazelas, de tanta desordem e corrupção, tivesse ainda tanta alegria pra dar.

A gente quase agourava, prevendo vexames e humilhações de toda espécie. A gente quase se envergonhava de ter reivindicado sediar um evento desse porte.

A gente quase esperava que tudo fracassasse, que fosse um fiasco, que fosse (mais uma) vergonha a ser estampada na mídia internacional.

E então, quando a gente sequer pagava pra ver, a gente viu.

A gente viu uma abertura que fez bonito. A gente viu atletas dando o melhor de si. A gente viu atletas subindo ao pódio. A gente viu seleções virando o jogo. A gente viu capacidade, talento e garra. A gente viu empenho, vontade e determinação. A gente viu um encerramento com frevo, forró, e poesia. A gente viu um país viver momentos de alegria e de uma _ainda que tênue_ inegável esperança.

E então, em pleno mês de agosto, com muito vento, chuva e frio, a gente se reconheceu e se refez verde e amarelo. Em pleno e corrente inverno, a gente assimilou que “toda glória é primavera.” Então e enfim, que conste dos registros históricos que também nós, brasileiros, tivemos nossa primavera olímpica.

Anúncios

2 comentários em “A primavera olímpica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s