Consueloblog · Cris · Minhas "croniquetas"

O que melhora o mundo

1467167225725

O que melhora o mundo

Cris M. Zanferrari

Todos os dias a vida ou o universo, _ou ainda, como diria Caio, “isso que chamamos assim, tão descuidadamente, de Deus”_ nos dá provas de que o mundo pode, sim, ser um lugar melhor simplesmente porque na vida da gente há gente que melhora o mundo.

Dia desses, ao usar o transporte público, reparei que alguns passageiros ao desembarcar agradeciam ao motorista e ele lhes respondia algo que me era inaudível da poltrona onde estava. Quando chegou minha vez, repeti o agradecimento, porque é o que se deve fazer quando um serviço nos é prestado. E então pude finalmente ouvir as palavrinhas mágicas do condutor: Fique bem! Aquela despedida me surpreendeu. Não era um adeus ou um até logo, era antes um cuidado, uma cordialidade auspiciosa. Desci do ônibus com uma certeza: aquele motorista, com o seu “Fique bem”, melhora o dia de muita gente.

Outro dia precisei fazer exames e fui atendida por uma médica extremamente atenciosa, falante e simpática. Sua conversa me distraiu do desconforto e da fragilidade de ser ali, naquele momento, o seu objeto de análise e investigação.
Saí da clínica com uma certeza: aquela doutora, com sua atenção e delicadeza, ameniza o dia de muitos pacientes.

Hoje mesmo cheguei a saber de uma senhora que, para lidar com o agravo de uma fibromialgia nos meses de frio no Sul, costuma fazer de Fortaleza o seu lar até que o inverno se vá. Na capital cearense, ela se dispõe a juntar todo o lixo que encontra à beira do mar durante as caminhadas diárias que faz. Com um saco plástico e uma obsessão por “não poder ver” sujeira, essa senhora deixa a praia mais limpa e bonita para muita gente.

Já deve ter percebido o leitor que não estou a falar de grandes feitos ou projetos, nem estou a exaltar alguma espécie de genialidade ou coisa assim. Estou falando de gente como a gente, de gente que melhora o dia dos outros sendo quem é, sendo como é. Simples assim. Gente de bem, de caráter, de boa vontade, de boa-fé. Gente que devolve o dinheiro do troco a mais, gente que respeita a faixa de segurança, gente que segura a porta do elevador ao ver alguém se aproximar, gente que dá passagem no trânsito, gente que dá ‘bom-dia’ e pede ‘com licença’, gente que se importa com bichos e plantas, gente que se importa com gente. Sei que na maioria das vezes não é fácil, que há os que andam na contramão da cortesia, da gentileza, da bondade, da honestidade. Essa gente certamente ainda tem muito o que aprender, mas, honestamente, quem não tem?

Na maioria das vezes, quando melhoramos _voluntária ou involuntariamente_ o dia de alguém, estamos mesmo é melhorando o nosso próprio dia. E, é claro, há aqueles que, muito mais involuntária do que voluntariamente, salvam o mundo sem saber que o salvam. São vocacionados para a grandeza das atitudes gratuitas e desinteressadas, para a delicadeza da cordialidade, para a beleza da espontaneidade, e para a graça da maior originalidade possível: a de ser quem se é. São pessoas como os gratos, os condescendentes, os artistas, as pessoas comuns do poema de Borges. Sendo simplesmente quem são, fazendo simplesmente o que fazem, “essas pessoas, que se ignoram, estão a salvar o mundo.”

E gente assim não apenas melhora o dia da gente. Gente assim nos inspira e nos ensina aquilo que não consta em nenhum manual de instrução: ser gente de bem. Principalmente, de bem com a vida.

 

Anúncios

4 comentários em “O que melhora o mundo

  1. Olá, Cris! Hoje quis passar por aqui para dizer que adoro suas publicações, que ler cada comentário que você faz é como ler uma página de um livro e ser incentivada a várias outras. Agradeço o sentimento que compartilha ao escrever, pois de muitas formas me identifico e me sinto mais reconfortada, alegre… inspirada! Enfim, espero que continue escrevendo pra gente. Um abraço…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s