Citação · Literatura · Livros · Ver e ouvir

Ver e Ouvir Cleonice Berardinelli

1464826151411
Manuel Bandeira, para quem a única palavra essencial é “Amor”                                                   

Quem me conhece sabe: eu me maravilho com as palavras. Leio e releio certos poemas com o deslumbramento de quem vê o mar pela primeira vez. Maravilhada é meu estado de ser diante de um verso como: “Gorjeio é mais bonito do que canto porque nele se inclui a sedução”. Por isso, meu encantamento vai de Manuel, o Bandeira, a Manoel de Barros sem pertencimento algum, isto é, sem que-se-me-dê por períodos histórico-literários ou teorias da literatura. Gosto mesmo é desse palavreado poético pelo puro prazer estético e contentamento que o poema me traz. É isso: sou amante das palavras. E “porque quem ama nunca sabe o que ama, nem sabe porque ama” é que dispenso academicismos e enquadramentos literários.

E se iniciei a falar de maravilhamento é porque a fala de Dona Cléo [Cleonice Berardinelli] me despertou uma inominada alegria. Que graça, que delicadeza, que elegância ela põe nas palavras! Seu jeito doce, lúcido e apaixonado de dizer o que diz é um espetáculo que nos faz saber: a vida é toda feita de palavras. E as palavras, a se revestirem de poesia, dão sempre algum sentido e beleza à inescapável condição humana.

Ouçamos, pois, as palavras apaixonadas e apaixonantes de Cleonice Berardinelli.

POUSA A MÃO NA MINHA TESTA

Manuel Bandeira

Não te doas do meu silêncio:
Estou cansado de todas as palavras.
Não sabes que te amo?
Pousa a mão na minha testa:
Captarás numa palpitação inefável
O sentido da única palavra essencial
_Amor.

2 comentários em “Ver e Ouvir Cleonice Berardinelli

  1. Que linda a amizade de Cleonice Berardinelli e Manuel Bandeira, feita de homenagens (ah, a história dos sapatinhos é tão tocante!!), doces e tanto carinho mútuo. O seu contar nos lembra da delicadeza da amizade, do bom humor, que é um tempero mágico dela e da presença, tão necessária. Obrigada Cris, ouvir Dona Cléo realmente nos faz sorrir. Beijos minha querida

    Curtir

Deixe um comentário

