Citação · Literatura · Ver e ouvir

Ver e Ouvir Ferreira Gullar

1452710535903

Sempre pensei a poesia como uma forma de ver o mundo. Uma forma de ver que tem a ver com enxergar a beleza. Da natureza, das coisas, das pessoas. A beleza da vida. Dos sentimentos, do que se pensa, do que se imagina. A poesia é a beleza que há em tudo o que há. E até no que não há. Disso, aliás, sabiam Manoel e Valéry: “As coisas que não existem são mais bonitas”, poetizou o primeiro; “Que seria de nós sem o socorro das coisas que não existem?”, versificou o francês.

Felizmente, essa forma de ver o mundo não é exclusividade dos poetas, embora sejam os poetas aqueles a expressá-la, ou: a expressá-la melhor. É que o olhar, assim como o paladar, pode ser aperfeiçoado, refinado, apurado. Há, para isso, que desenvolver certas competências, é claro. Certas habilidades. Sobretudo, há que se sensibilizar.

O olhar que vê a beleza é o olhar do espanto. A beleza nasce do espanto, esse mesmo que faz nascer poetas e filósofos. É preciso olhar com olhos curiosos, de primeira infância, de descoberta. Olhar com olhos de primeira vez. Até mesmo para as coisas já vistas, isto é, para as coisas que se pensa já terem sido vistas. Sim, porque a gente vê, mas não nota, não observa. Não é o que nos advertiu Saramago? “Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.”

É preciso deslindar nossas “retinas fatigadas” do véu que as encobre. Varrer a poeira que a rotina e o automatismo do cotidiano fizeram assentar sobre os olhos. É preciso estar atento. Ligado. Aceso. Desperto. Para despertar com a poesia que há fora, a poesia que há dentro. Pode ser um som, um sabor, um toque. Pode ser um cheiro. Qualquer coisa pode despertar. Desde que se esteja presente. Por perto. Ligado. Aceso. Esperto.

No vídeo que segue, Ferreira Gullar conta sobre o cheiro que fez nascer um poema. Para ver e ouvir. Para inspirar a enxergar a poesia do mundo e sentir a poesia do poema.

Anúncios

2 comentários em “Ver e Ouvir Ferreira Gullar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s