sem saudade de você
sem saudade de mim
o passado passou enfim

O máximo da concisão pode ser também o máximo da expressão. Dizer muito, dizer tanto com tão pouco é para os mestres. Dizer muito, dizer tanto com tão pouco_de forma a fabricar beleza_ é para os poetas. Para os fazedores de haikais. Sim, é isto que o haikai é: um poema curto, breve, sucinto. Em apenas três versos cabe um universo. Sua simplicidade é só aparente. Haikai é pura explosão poética depois de muita contemplação.

Alice Ruiz é poeta. Faz haikais como quem faz origamis. Faz haikais como quem cultiva um jardim. Seu verso é limpo, luminoso, essencial. Tudo nele germina. Tudo nele é flor e fruto. Tudo nele é.

grande feito uma estrela
pequeno feito uma estrela
um haikai tamanho

Um haikai é uma celebração de tudo o que há: na natureza, no mundo, na vida. Um haikai é uma surpresa. Vindo de Alice Ruiz é também um convite.

vamos fazer o seguinte
eu brinco de cantor
você de ouvinte

Brinquemos, pois, de ver e ouvir Alice Ruiz.

Publicado por:Cris M. Zanferrari

Mestre em Letras, especialista em Filosofia, e especialista em Supervisão Escolar. Atuou como docente na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA Carazinho nos cursos de Pedagogia e de Design. Atualmente dedica-se a fomentar e mediar Clubes de Leitura e outras atividades literárias, além de ser gestora da marca Mania de Citação.

6 comentários sobre “Ver e Ouvir Alice Ruiz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s