Citação · Literatura · Livros · Poesia · Ver e ouvir

Ver e Ouvir Arnaldo Antunes

1445439589087

Tudo é sagrado. Ou então, como explicar a poesia? Que se faça com palavras tais malabarismos, tais piruetas verbais, tal congraçamento palavrório de fazer sentir? Há, sim, qualquer coisa sacra na linguagem das palavras. Uma coisa qualquer que transcende qualquer explicação. Poesia? Pura matéria de sentimento, de evasão anímica, de “graça verbal”.

Arnaldo Antunes é poeta e artista multimidiático. Sua poesia é densa, complexa, urbana, contemporânea. Ler Arnaldo Antunes é um pouco como revisitar Leminski, cuidando diferenças na sala de visitas. Ler Arnaldo Antunes é vasculhar a casa toda, e observar: “as coisas são / invisíveis / como o ar / se você não / parar para / reparar.”

A poesia do músico-criador dos Titãs é marcadamente visual. Não basta ler, é preciso ver. É entre o que se lê o e o que se vê que acontece a magia dos sentidos todos se constituindo.

20151022_095128-2

20151022_090739-1

Arnaldo Antunes pode ser um grande poeta. Mas só o tempo (ou quiçá seus leitores) poderá (ou não) consagrá-lo. Se maior ou menor, não importa. Importa a poesia que se faz. À parte isso, tem-se todos os sonhos do mundo, e por ora basta ver e ouvir o músico-poeta declamando o maioral e consagrado: Drummond.

Anúncios

8 comentários em “Ver e Ouvir Arnaldo Antunes

  1. Quando meus filhos eram bebês, comprei vários cds com músicas de ninar, cantigas de roda, enfim, músicas de criança. E qual não foi minha surpresa, ao ver os encartes as músicas comportas por Arnaldo Antunes!
    Eu o sabia apenas dos Titãs e de repente toda aquela poesia para um bebê ninar… encantador!
    Livro ainda não tenho. Agora pretendo mais ainda!
    Beijo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s