Citação · Literatura · Livros · Para inspirar · Ver e ouvir

Formar-se leitor

1433355319116

Formar-se leitor é tarefa para sempre. Infindável. E não há nisso nenhum cansaço ou fastio. Pois veja bem: que cansaço ou fastio pode haver em resfolegar-se nalguma poltrona tendo às mãos um livro de autor que muito se preze? E mais que isso: a leitura é, no dizer de Jorge Luis Borges, uma forma acessível de felicidade. Daí que formar-se leitor é, em certa medida, habilitar-se a ser feliz.

Ler é um eterno acrescentar-se, enriquecer-se, encantar-se. Por isso, formar-se leitor é algo assim de uma alegria inigualável. A cada novo livro, a cada novo autor, nos transformamos. Somos o que lemos. E se o que lemos nos transforma, transmuda e transcende, somos cada vez mais a nossa própria versão: ampliada, agigantada.

Leitor que se preza conserva sempre um livro à cabeceira. Ou vários. Se ali estão é porque nos provocam o desejo de serem revisitados, relidos, ressignificados. À nossa cabeceira dormem obras que nos formam leitores. Das próprias e de outras obras. Do mundo. De nós mesmos.

À nossa cabeceira acontecem cirandas de autores. Sai um, entra outro. Cirandam conforme nossas necessidades, nossos sonhos, nossas angústias, nossos desejos. Cirandam conforme a vida: rumo a. Formando-nos leitores. Formando-nos gente.

———————————————————————————————————-

Você já teve curiosidade em saber que autores dormem à cabeceira de seu autor preferido? Pois há uma webserie que se dedica a fazer essa descoberta. É o programa “Livro de Cabeceira”, do canal “Esquina Cultural”. Uma série bem editada, no capricho mesmo, e que, além de tudo, oferece um mundo de inspiração!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s