Citação · Literatura · Para refletir · Poesia · Prosa · Ver e ouvir

Ver e ouvir Mia Couto

A internet tem dessas belezuras: poder estar onde não se esteve. Queria ter estado na aula magna que Mia Couto conduziu em setembro passado na UFRGS. Não me foi possível na ocasião. Mas eis que, semana passada, encontro a belíssima aula disponível no YouTube! Alegria impensada: não apenas vê-lo e ouvi-lo, mas fazê-lo sem deixar o aconchego da sala de estar. Benditas tecnologias, bendita UFRGS TV, bendita toda a gente que, de uma ou outra forma, proporciona a outras gentes estarem onde não estiveram.

“De que vale ter memória

Se o que eu mais vivi

Foi o que nunca se passou.”

Mia Couto, na abertura de sua fala intitulada “Guardar memórias, contar histórias e semear o futuro”.

7 comentários em “Ver e ouvir Mia Couto

  1. Extraordinária aula!!
    Cris, ele me explicou o que meu saudoso e querido pai (meu papá) me perguntava: “- Você me explica um dia por que cata pedrinhas?”. Desde pequenina, eu enchia os bolsinhos com pedrinhas que escolhia pelos caminhos (e como existiam formas e cores diferentes!!) e eu olhava pra ele…sem uma resposta possível!! E tirava as pedrinhas para no dia seguinte encher de pedrinhas de novo. Tinha um vestidinho do jardim de infância xadrezinho miudinho, que tinha dois bolsinhos, lembro das minhas mãozinhas mexendo e remexendo as pedrinhas. Mia Couto iluminou tudo pra mim, por meio do seu blog. Obrigada querida Cris!!! Beijos (e que sempre catemos pedrinhas, como o pai de Mia Couto lhe ensinou)

    Curtir

  2. Oi Cris!!
    Que belo presente, ver e ouvir Mia Couto é sempre muuuuito bom!!
    Sempre tive vontade de ler esse livro.. ”A confissão da leoa”, agora mais ainda, depois de saber
    como ele se inspirou hehe
    Obrigadíssima por compartilhar. 🙂
    Mil bjus e uma ótima semana p ti!

    Curtir

    1. Lindo, né Mari?
      Além da sabedoria e poesia da fala dele, acho que a voz tem qualquer coisa de doçura que agora pareço ouvir quando o releio!
      Que bom que gostou, e leia sim “A confissão da leoa”!! É muito lindo!
      Ótima semana pra vc também, querida!!
      Bjo

      Curtir

  3. esse dia foi épico, brado retumbante: “as historias nao salvam o mundo, mas podem incutir o desejo de utopia nas pessoas. Alguns pensam que história é tarefa dos escritores, mas todos nós somos produtores e produtos de pequenas histórias”. Muito feliz de te reencontrar aqui Cris, uma surpresa muito agradável…talvez nao recorde, mas fui tua aluna na Ulbra há tempos atrás…me poupou do mico de citar Charles Baudelaire em castelhano “Bau del aire” (quando eu havia acabado de conhecer esse autor). Hoje já nem considero mico, mas é uma lembrança que ficou hehe…um grande abraço carinhoso, Caterine

    Curtir

Deixe um comentário

