Citação · Palavras ao vento · Poema · Poesia · Prosa

Ver a cidade do alto (ou: desver a cidade)

Quando criança, não pensava ver o mundo de cima. Do alto. Todos os meus interesses concentravam-se na minha rua. Lá ficava minha casa, por lá vagava meu cachorro, por lá brincavam meus amigos. O mundo estava onde estavam os meus afetos.

Ver a cidade do alto é, portanto, desconhecer a cidade. É ignorar-lhe o caos do trânsito, os palhaços a fazerem malabarismos diante do sinal fechado, a balbúrdia das ruas, as crianças que esmolam às calçadas, os acidentes fatais, os corredores lotados dos hospitais, as gentes todas que, bem ou mal, constituem esse grande formigueiro humano.

Ver a cidade do alto é abolir-lhe os defeitos, poupar-lhe as mazelas, subtrair-lhe as dificuldades. Do alto, não se sabe a cidade.

Por isso, ver a cidade do alto é também sequestrar-lhe o que de mais puro e genuíno pode haver: a visão de que a vida acontece é ao rés do chão. Onde pode haver até mesmo uma criança qualquer, numa rua qualquer, que não deseja que haja outro mundo para além de seu quintal.

“Prezo insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade
das tartarugas mais que a dos mísseis.
Tenho em mim um atraso de nascença.
Eu fui aparelhado
para gostar de passarinhos.
Tenho abundância de ser feliz por isso.
Meu quintal é maior do que o mundo.”

Manoel de Barros

6 comentários em “Ver a cidade do alto (ou: desver a cidade)

  1. Que lindo!! Na minha infância tinha um quintal, local inesquecível de brincadeiras sem fim. Hoje, sinto falta deste caminhar a esmo, olhando o mundo ao redor, que fazemos muito em viagens. Sem dúvida, é neste caminhar e olhar que temos nossas impressões mais apuradas. Beijos

    Curtir

  2. Que texto!!
    Nossa Cris, agora fui no baú das minhas memorias e tbm lembrei do quintal da minha infância onde tudo era fantasia e novidade, nem sequer imaginava o mundo fora dali.
    Lindo Manoel de Barros!
    Linda linda essa foto é Carazinho?
    Grande beijo

    Curtir

Deixe um comentário

